Aniversário de São Sebastião/DF

Região Administrativa de São Sebastião completa 28 anos

 

A Região Administrativa XIV – São Sebastião/DF, completa nesta sexta-feira (25/06) 28 anos anos.

No dia 25 de junho de 1993, a então Agrovila São Sebastião passou à condição de região administrativa (Lei 467/93).

Em 1991 a cidade tinha 17.390 habitantes e em 1998 a população estimada já era de 44.235 moradores.

O nome São Sebastião é uma homenagem dada a um dos primeiros comerciantes a chegar na cidade, o Sebastião de Azevedo Rodrigues, conhecido como Tião Areia. Ele se instalou nas terras desapropriadas da fazenda Taboquinha e retirava areia ao longo do rio São Bartolomeu.

A região que hoje constitui a cidade de São Sebastião, teve suas origens também com as desapropriações das fazendas Papuda, Taboquinha e Cachoeirinha, isto em meados de 1957, mesma época da construção da Capital Federal.

A cidade guarda segredos desde o regime escravagista brasileiro e, segundo a crença dos moradores mais antigos, a ocupação desta área vem desde o período colonial, quando aqui existiam fazendas remanescentes da época dos escravos.

A mais conhecida entre os moradores era chamada sinhá Luzia, ou, simplesmente, a Velha Papuda. Ela era dona de um dos engenhos situado próximo ao Morro da Cruz. Este fato está confirmado por vestígios de construções escravas encontradas na região, como uma cruz de madeira fixada no alto do morro.

São Sebastião está localizada na região sul da área de proteção ambiental do rio São Bartolomeu, há 23 km do Plano Piloto.

A cidade é privilegiada por causa de sua localização, marcada pela beleza de elevações de vales com terrenos ondulados cortados pelos córregos Mata Grande e Ribeirão da Papuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *