Covid: Variante Delta

Variante Delta tem sintomas similares à gripe comum

Pacientes doentes com nova cepa do coronavírus apresentam sintomas como febre, dores no corpo e de garganta, além de coriza

A variante Delta está mudando o panorama da pandemia no mundo. Mesmo nos países com altos índices de pessoas imunizadas, o número de infectados com a cepa que surgiu na Índia não para de crescer. Além de mais transmissível, ela causa sintomas diferentes daqueles apresentados pelo SARS-CoV-2 e pelas outras mutações do vírus. O indivíduo infectado apresenta dificuldades semelhantes com uma síndrome gripal.

“Temos visto mesmo que os sintomas da Delta são mais febre, dor no corpo, coriza, dor de garganta, pouquinho menos de tosse se comparado com os infectados no ano passado e do começo deste ano. Nos primeiros dias de infecção, os sintomas são muito parecidos com os dos vírus respiratórios, principalmente a gripe”, explica o infectologista Gustavo Henrique Johanson, médico do Hospital Israelita Albert Einstein.

“O que está chamando mais atenção é que os pacientes agora apresentam um pouco mais coriza no início do quadro infeccioso do que no começo da pandemia. Anteriormente, os pacientes apresentavam muita tosse e nada de coriza, seco. Parecia uma gripe seca”, acrescenta o médico.

De acordo com dados de terça-feira (27) do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 200 infectados com a nova cepa, em oito Estados (Rio de Janeiro, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Goiás) e o Distrito Federal. Foram notificados 14 óbitos devido à variante.

Com 89 casos, o Rio é o lugar com mais infectados do país. A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) informou que 95,6% dos pacientes tiveram uma síndrome gripal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *