Crise e esvaziamento do PTB

Evasão de deputados e autoritarismo de Roberto Jefferson enfraquece PTB (que já é pequeno)

 

Partido cujas raízes remontam a Getúlio Vargas muda programa, dissolve diretórios e vê debandada de políticos com mandato.

A bancada do PTB na Câmara dos Deputados resolveu agir em contra-ofensiva à pressão do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, que tem perseguido quem não se alinhar ao governo Bolsonaro, na Casa.

Nove, dos 10 parlamentares assinaram uma nota de repúdio para firmar posicionamento de liberdade e independência nas votações. A nota tem como foco reiterar a confiança na liderança do deputado Nivaldo Albuquerque, que, de acordo com a nota, foi “eleito democraticamente, e que de maneira firme e responsável tem nos conduzido nas diversas votações de temas importantes, como no enfrentamento da pandemia e apoio as reformas estruturantes para o nosso país, sempre respeitando a autonomia do mandato de cada parlamentar, mantendo assim o convívio republicano entre os pares”.

Assinam a nota os deputados Wilson Santiago (PTB-PB), Eduardo Costa (PTB-PA), Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), Luisa Canziani (PTB-PR), Marcelo Moraes (PTB-RS), Maurício Dziedricki (PTB-RS), Nivaldo Albuquerque (PTB-AL), Paulo Bengtson (PTB-PA), Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE) e Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA).

 

Inquérito das fake news apura repasses acima de 1 MILHÃO do PTB para Roberto Jefferson

Investigação no STF quer saber se fundo partidário foi usado para a disseminação de desinformação nas redes sociais

Alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar possível uso do fundo partidário para produção e disseminação de fake news nas redes sociais, o presidente de honra do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, recebeu repasses do próprio partido em valores superiores a 1 milhão desde 2017. O político é investigado no âmbito do inquérito das fake news, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que já solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o envio de dados da prestação de contas da legenda dos últimos cinco anos.

Em um levantamento do GLOBO com base em dados disponibilizados pelo TSE, é possível identificar nas despesas cadastradas pelo partido que Jefferson recebeu em média R$ 300 mil por ano para gastos descritos como “serviços técnico-profissionais”. Os valores foram repassados ao político por meio do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), documento legal de pagamento do trabalho autônomo de pessoas físicas, mas não há detalhes sobre o destino das quantias, nem sobre qual serviço foi realizado.

 

Jefferson expulsa deputada Luisa Canziani (PTB-PR) do partido

 

A deputada federal Luísa Canziani (PR) foi expulsa do PTB. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo presidente nacional do partido, Roberto Jefferson. Um dos motivos da expulsão, segundo Jefferson, é uma acusação de que a parlamentar teria tentado gravar secretamente uma reunião ministerial para exibição em um programa da TV Globo.

 

Justiça concede liminar que impede expulsão de Antônio Albuquerque do PTB-AL

O deputado estadual Antônio Albuquerque conseguiu reverter a expulsão do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com uma liminar concedida pelo juiz Ivan Vasconcelos Brito Junior.

A medida foi publicada nessa terça-feira (15). Na decisão judicial, afirma-se que Antônio Albuquerque “sustentou a existência de ilegalidade no ato de destituição, haja vista que o prazo somente se encerraria em 17 de novembro de 2021, portanto, em desacordo com as disposições estatutárias e constitucionais, ante a ausência de notificação prévia, contraditório e ampla defesa”.

A decisão também diz que Albuquerque “sustentou ainda o abalo à sua imagem, honra, credibilidade, dignidade e bom nome”.

 

Roberto Jefferson não respondeu o Ministério Público Eleitoral sobre repasses

Órgão tenta apurar se o ex-deputado impulsionou fake news com esses recursos da legenda

Um mês após notificação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) continua sem resposta do PTB, que não respondeu intimação para prestar esclarecimentos sobre os repasses da sigla para o seu presidente, Roberto Jefferson.

No inquérito das fake news, uma petição do conselho federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) mostra sistemática disseminação de notícias falsas por parte de Jefferson contra alvos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

O MPE tenta apurar se o ex-deputado impulsionou fake news com esses recursos.

 

Atitudes de Roberto Jefferson afastou outros nomes do PTB

Eleito há décadas o deputado paulista Campos Machado saiu do PTB, por divergências com o mensaleiro Roberto Jefferson.

Jovair Arantes ex-deputado pelo Goiás também deixou a legenda.

O ex-Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, investigado na operação Gaveteiro da Polícia Federal, migrou para o PR.

 

Troca de farpas com Carlos Bolsonaro

Em live Roberto Jefferson, disse que Bolsonaro não deveria receber seus filhos no planalto, apenas em agenda oficial. Jefferson disse que os filhos interferem no governo do pai, classificou a intervenção dos filhos como “erro grave”.

Carlos Bolsonaro respondeu o mensaleiro em suas redes sociais, sendo apoiado por centenas de simpatizantes do governo Bolsonaro que já vinham questionando o real apoio do PTB e de Roberto Jefferson, considerando que pautas importantes do governo não foram apoiadas pelo PTB.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *