Dia 27 de Abril comemora-se o dia do Auditor

Dia 27 de abril é comemorado o Dia do Auditor de Controle Externo. A data escolhida está fortemente relacionada à história da fiscalização dos recursos públicos, quando em 1893, o então ministro da Fazenda, em ato de coragem, apresentou carta de demissão em enfrentamento à tentativa de cerceamento da atuação do Tribunal de Contas pelo então presidente da República, Floriano Peixoto.

Entrevistamos o vice-presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Aud-TCDF), Joabe Dutra, sobre o Dia do Auditor de Controle Externo, comemorado em 27 de abril, e como os auditores contribuem para a correta aplicação dos recursos públicos. Na entrevista, também abordamos as recentes notícias sobre os ataques e as ameaças às escolas do Distrito Federal.

Joabe Dutra explicou que o auditor de controle externo é responsável por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública, avaliando se o dinheiro está sendo utilizado de forma correta e legal, além de verificar a eficácia da gestão pública. Entre as principais atividades realizadas pelos auditores de controle externo estão a realização de auditorias, a emissão de pareceres técnicos e a avaliação de contas de gestores públicos.

O auditor Joabe também comentou sobre a Operação Educação, que tem como finalidade verificar diversos aspectos ligados a temas como infraestrutura, segurança e prevenção de incêndios, além de limpeza e conservação dos estabelecimentos de ensino. Ele destacou que a operação é ainda mais relevante diante das recentes notícias de ataques e ameaças às escolas, e que garantir que as escolas estejam em boas condições é imprescindível para oferecer um ambiente adequado aos estudantes e professores, contribuindo para a qualidade da educação como um todo.

Questionado sobre a formação e a capacidade dos auditores do TCDF, Joabe Dutra explicou que são profissionais altamente qualificados e capacitados, com formação em diversas áreas, como contabilidade, administração, direito e engenharia. Passam por capacitação e treinamento constantes e têm habilidades técnicas e comportamentais essenciais, como conhecimento técnico, capacidade analítica, senso crítico, comunicação clara e objetiva, tomada de decisão estratégica, ética e integridade.

O auditor Joabe ressaltou que a independência técnica é essencial para que o auditor atue de forma objetiva, imparcial e livre de qualquer pressão política ou econômica. Essa independência é assegurada por lei e deve ser respeitada por todos, garantindo a segurança e a transparência do trabalho realizado pelo auditor.

Por fim, o vice-presidente da Aud-TCDF, auditor Joabe Dutra, transmitiu a mensagem dos auditores à população no Dia do Auditor de Controle Externo, reafirmando o compromisso com a ética, a transparência, a integridade e a excelência em seu trabalho. Ele destacou o papel fundamental dos auditores no combate à corrupção e na garantia da transparência e da responsabilidade na gestão pública, trabalhando diariamente para garantir o uso correto dos recursos públicos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *