Imprensa internacional repercute ato militar que levou veículos blindados à Praça dos Três Poderes

‘República das bananas’ de Bolsonaro, desfile ‘intimidatório’ e ‘crise nas instituições’ foram as formas que jornais noticiaram o ato organizado para o mesmo dia em que a Câmara analisa o voto impresso.

O desfile militar organizado pela Marinha nesta terça-feira (10) para levar um convite ao presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto teve repercussão em diversos meios internacionais.

O ato, realizado no mesmo dia em que a Câmara vai votar a proposta do voto impresso, levou veículos blindados de uso militar à Praça dos Três Poderes chegou a ser descrito como “intimidatório”.

O jornal britânico “The Guardian” destacou a posição de críticos ao desfile desta terça em uma reportagem que usou o termo “república das bananas” para se referir ao ato.

Com o título “Desfile militar de ‘república das bananas’ de Bolsonaro é condenado por críticos no Brasil”, a publicação também citou que ela acontece no mesmo dia em que o Congresso deve votar mudanças no sistema de votação.

O site do jornal argentino “Clarín” destacou a presença do presidente Jair Bolsonaro no desfile que foi classificado como intimidatório por opositores.

A reportagem cita ainda que o ato foi realizado “em meio a um clima de tensão” por conta dos “reiterados ataques do presidente ao sistema eleitoral”.

Para o alemão “Der Taegesspiegel” o desfile militar foi “estranho”, em uma reportagem intitulada “Tanques de guerra rodam pelo centro da capital brasileira”.

A publicação também destacou a foto do momento em que um músico foi preso ao tentar interromper a passagem dos tanques.

No site do jornal francês “Le Monde”, a publicação diz que o desfile acontece em um momento de “plena crise com as instituições judiciárias do Brasil”.

A reportagem destaca ainda que o evento é um “gesto simbólico”, “politicamente calculado” em uma “tentativa de demonstração de força”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *