Lázaro pode ser um matador de aluguel?

17º dia: Fazendeiro preso e caseiro solto

Acusados de ajudarem na fuga de Lázaro Barbosa passaram por audiência de custódia. A prisão do fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, 73 anos, foi convertida em preventiva

A Justiça de Goiás converteu a prisão do fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, 73 anos, em preventiva. O idoso foi detido em flagrante na tarde desta quinta-feira (24/6) por policiais penais da Diretoria Penitenciário de Operações Especiais (Dpoe) por suspeita de auxiliar na fuga de Lázaro Barbosa Sousa, 32, e portar duas armas de fogo. O caseiro dele, Alain Reis de Santana, 32, foi liberado na audiência de custódia.

Durante a audiência realizada nesta sexta-feira (25/6), a defesa de Elmi Caetano solicitou à Vara Criminal da Comarca de Cocalzinho de Goiás a prisão domiciliar e a concessão da liberdade provisória do fazendeiro. No pedido, os advogados que representam Elmi, enfatizaram as condições precárias dos presídios e a falta de atendimento médico especializado.

“Quanto ao autuado Elmi Caetano, que sua liberdade representa risco efetivo à ordem publica. O fato apresenta extrema gravidade concreta. Foram reunidos indícios de que ele, por vários dias, deu guarida, em sua fazenda, a criminoso que se supõe de altíssima periculosidade, investigado por praticar crimes gravíssimos e procurado, há mais de 15 dias, por força-tarefa que congrega centenas de policiais”, enfatizou o juíza Luciana Oliveira na decisão.

A magistrada também citou a situação que os moradores de Cocalzinho de Goiás estão passando, pelo medo de Lázaro cometer novos crimes na região. “Por tais razões, entendo estar presente o perigo gerado pelo estado de liberdade e serem insuficientes medidas cautelares não detentivas para resguardar os bens jurídico em tela”, frisou a juíza.

Em relação ao caseiro Alain Reis, a juíza entendeu que os indícios de autoria colhidos até então são frágeis, principalmente “porque sua relação com o outro autuado é de patrão-empregado”. Dessa forma, a magistrada afirmou que não é possível extrair dos autos que ele tenha aderido suposta conduta do proprietário da fazenda de ajudar Lázaro e, por isso, foi posto em liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *