MPF vai investigar atuação de Michelle Bolsonaro junto à Caixa para favorecer amigos

Revista revela lista de agraciados; a primeira-dama teria conversado com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães

A Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar a atuação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para facilitar a liberação de empréstimos a empresas de amigos dela no ano passado, em meio às turbulências econômicas provocadas pela pandemia.

Uma auditoria interna do próprio banco encontrou documentos e e-mails indicando que a primeira-dama pediu diretamente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a prioridade no atendimento para determinados empresários de Brasília, todos com afinidade com a família presidencial. A atuação foi revelada nesta sexta-feira pela revista “Crusoé”.

Ao menos dois documentos deixam explícita a indicação:

“Cliente veio através de lista de empresas indicadas pela primeira-dama Michelle Bolsonaro ao presidente Pedro Guimarães”, dizia um deles. “Direcionamos para análise e tratativas necessárias solicitações de microempresários de Brasília enviadas pelo gabinete da primeira-dama Michelle Bolsonaro”, registrou outro.

A investigação será realizada dentro de um inquérito já em curso no Ministério Público Federal (MPF) que apura irregularidades na Caixa, como a suposta pressão política sobre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que não aderisse a um manifesto com tom crítico ao governo.

A lista de agraciados com recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) inclui uma doceira, um florista, a dona de um salão de beleza, um promoter e uma empresária do ramo da moda — esta, por exemplo, remunera Michelle para que ela divulgue roupas no Instagram.

“A pedido da sra. Michelle Bolsonaro e conforme conversa telefônica entre ela e o presidente Pedro, encaminhamos os documentos dos microempresários de Brasília que têm buscado crédito a juros baixos”, diz um e-mail enviado ao banco por uma assessora especial de Michelle, datado de 20 de maio de 2020.

A maioria das operações de empréstimo, segundo a revista, foi viabilizada em uma agência de Taguatinga, no entorno de Brasília, após o presidente da Caixa encaminhar as demandas da primeira-dama. Pedro Guimarães é um dos integrantes da equipe econômica mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *