Falha nos serviços é global é já passa de três horas
Problema no DNS é a explicação mais cogitada no momento Falha parecido em outra empresa aconteceu em julho
Quatro de outubro de 2021 será lembrado como o dia que os serviços de Mark Zuckerberg – WhatsApp, Instagram e Facebook – pararam de funcionar. Além deles, há registros de instabilidade no Telegram (uma alternativa ao WhatsApp) e no Nubank, entre outras ferramentas.
Mas qual foi o motivo desse apagão nos serviços de redes sociais nesta segunda? Ainda não há uma explicação oficial, mas pelo jeito que o problema ocorreu e do jeito que vem se prolongando, algumas alternativas começam a se desenhar.
A mais provável delas é que houve uma falha no DNS – Domain Name System -, que é o servidor que direciona os usuários aos destinos durante a navegação.
O DNS costuma ser comparado com uma lista telefone. Os navegadores passam a ‘consultá-lo’ para chegar ao site buscado. Quando há falha no DNS, os navegadores ficam ‘perdidos’ e não conseguem chegar ao destino.
Falhas parecidas já ocorreram
Em julho, uma pane no DNS afetou a empresa de armazenamento na nuvem Akamai, afetando múltiplos serviços, incluindo de empresas como a Delta Airlines.
Mesmo assim é raro que esse tipo de problema afete um gigante da tecnologia como o Facebook e deixe os serviços tanto tempo fora do ar.