Veja quem são policiais militares presos pela PF suspeitos de colaboração ou omissão nos atos golpistas

Quatro militares são alvo da 5ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta terça-feira (7).

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (7), quatro policiais militares suspeitos de se omitir no enfrentamento e colaborar com os atos golpistas de 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. São eles:

  • o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, então chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF – que já foi preso na manhã desta terça;
  • o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar;
  • o major Flávio Silvestre de Alencar, envolvido na ação que “liberou” o acesso dos vândalos ao prédio do Supremo Tribunal Federal;
  • o tenente Rafael Pereira Martins.

São três mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, além de seis de busca e apreensão. A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal acompanha a ação.

Os PMs

  • Jorge Eduardo Naime Barreto

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime Barreto foi preso na manhã desta terça-feira durante a 5ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal. Naime era comandante de Operações da PM, durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

O ex-comandante da PM foi exonerado pelo ex-interventor federal Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro, poucos dias após os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Em nota, a defesa do coronel afirmou que Naime agiu conforme a lei, realizando as prisões ao alcance. “O avanço das investigações demonstrará a inocência do Coronel, que há 30 anos presta serviços relevantes à população do Distrito Federal”, afirmam os advogados.

  • Josiel Pereira César

 

Atualmente, o capitão Josiel Pereira César atua como ajudante de ordens do comandante-geral da Polícia Militar, Klepter Rosa Gonçalves.

Segundo a Polícia Militar, Josiel já deixou a função. No entanto, a exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial do DF.

  • Flávio Silvestre de Alencar

o policial Flávio Silvestre de Alencar é um dos militares flagrado, por uma câmera de segurança, em um carro da PMDF que escolta outras viaturas para longe da grade de contenção que impedia os bolsonaristas de avançar até o prédio do STF.

 

Operação Lesa Pátria

Esta é a quinta fase da operação Lesa Pátria, que busca prender envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro – ocasião em que terroristas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A suspeita de omissão e conivência das polícias locais no dia das ações golpistas levou à destituição e à prisão de integrantes da cúpula da segurança pública do DF – incluindo o então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e o então comandante da PM, Fábio Augusto Vieira.

Até o último dia 6 de fevereiro, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão nas fases anteriores da operação Lesa Pátria, que se tornou permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *