Viagem de Bolsonaro aos EUA vai parar em revista: ‘Espetáculo bizarro’

A permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Flórida virou reportagem da revista Time, uma das publicações mais influentes dos Estados Unidos.

O periódico chama a estada dele de “espetáculo bizarro”.

Um mês atrás, ele estava liderando o quinto maior país do mundo. Agora, ele está vagando pelos supermercados da Flórida, comendo frango frito sozinho e sendo adulado por apoiadores no portão de uma casa modesta, de propriedade de um campeão de luta livre, em um condomínio fechado ao sul de Orlando.” trecho do texto da Time.

A Time ressalta que Bolsonaro deixou o Brasil dois dias antes do fim de seu mandato, rompendo a tradição democrática de passar a faixa para o sucessor. “O que o ex-presidente do Brasil está fazendo na Flórida com o país dele —e o próprio futuro dele— envolvido em turbulência?”, questiona a reportagem, citando os atos golpistas em Brasília de 8 de janeiro, que destruíram a sede dos Três Poderes.

Presença divide políticos americanos

A presença de Bolsonaro nos EUA é questionada por parlamentares norte-americanos. “Este é um indivíduo que está basicamente tentando evitar investigações criminais buscando asilo nos Estados Unidos”, disse a deputada estadual da Flórida Anna Eskamani à reportagem.

Entretanto, ele recebe apoio de fãs do ex-presidente dos EUA Donald Trump, como Jimmy Levy, figura proeminente do movimento MAGA (sigla para “Make America Great Again”, Faça a América Grande Novamente, lema da campanha de Trump em 2016). “Aqui nos EUA, somos tão gratos por você”, disse. “Todo mundo que é patriota nos EUA está junto dos patriotas do Brasil”.

“Ele está tirando uns dias para clarear a cabeça e aproveitar o turismo nos Estados Unidos por alguns meses antes de decidir qual será seu próximo passo”, respondeu a defesa do ex-presidente em nota à revista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *